Têm-se muito a relatar num tempo que dura 40 anos... Foram muitas conquistas, mas por trás delas, muitas necessidades passadas e muitas lutas traduzidas em vitórias.
Mas toda luta tornou-se gratificante e nossa equipe sente-se lisonjeada em escrever a sua história.
Nossa história, não poderia ser escrita por outra pessoa, a não ser o seu fundador: Julio Giacomin.
Eu sou JÚLIO GIACOMIN, 66 anos, tempo de começar a contar histórias. Aqui apresento alguns lampejos de minha história. Nascido em 01/07/1950 em Flores da Cunha-RS, Casado com Marlene, que me fez pai de três meninas: Juliane, Adriana e Fabrícia, que me fizeram vovô de seis netos. Sou idealista e comecei a ser sonhador quando via a dificuldade de minha mãe em controlar as contas de seu moinho de fubá que mantinha na zona rural de Guaíra-Pr. “Um dia vou controlar as contas de minha mãe”, pensava. Foi ali que imaginei, sonhei e realizei o sonho de ser contabilista. Como dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um só dia de sua vida”. Mesmo tendo trabalhado o dia inteiro e à noite até altas horas, não foi um tempo estafante. Fiz da profissão um prazer e uma arte. Sonhei em ter muitos e bons clientes, muitos e bons amigos e os sonhos se realizaram. Veja esta história no correr dos meses deste calendário.
- FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O COLÉGIO LA SALLE, em Toledo-Pr, deu-me o legado dos princípios fundamentais da boa convivência humana: companheirismo, responsabilidade, ética e relação com Deus. Foi ali que, em 1968 formei-me contabilista.
- ESTÁGIOS PROFISSIONAIS
Antes de seguir os sonhos de vida melhor por terras de Mato Grosso, ocupei importante cargo no setor de administração de custos da SADIA, em Toledo-Pr. Trabalhei na COPEL e no Escritório Contábil Guaíra (de meu irmão Luís).
- AS NOVAS PARAGENS
Estava a caminho de Vilhena-RO quando sentado nos bancos da rodoviária de Cuiabá corria a notícia dando conta de que estava sendo aberta uma cidade chamada INDECO, no coração da floresta amazônica, cidade que posteriormente passou a se chamar ALTA FLORESTA. Foi em janeiro de 1977, logo após o nascimento de minha primeira filha, Juliane. Daquela rodoviária, mudei meu destino para Alta Floresta, onde fixaria minha morada.
- A VIAGEM PARA ALTA FLORESTA
No começo de agosto de 1977, em Guaíra-Pr, num caminhão toco, de Gilberto Gregório de Lima, dividimos o frete eu e mais duas famílias e partimos para Alta Floresta. Estávamos eu, a Marlene, a Juliane, de sete meses e muita coragem. Aqui se fazia presente o espírito de solidariedade. Solidariedade que encontramos na família do Gilberto, que nos acolheu em sua casa.
- O ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
Aqui em Alta Floresta exerci multitarefas: professor de matemática no Colégio Vitória Furlani da Riva, funcionário da Indeco, apicultor, plantador de café e exercício profissional de contabilidade através do ESCRITÓRIO DO JÚLIO. Onde tive a honra de conquistar meu primeiro cliente e quando não tinha nem mesa em meu escritório, constituí a primeira empresa em uma máquina de escrever manual em cima da minha cama.
No ano de 1983, comprei o lote 01/Quadra 1/Setor D, próximo à Igreja Matriz. Foi ali que construí um pequeno e rústico prédio suficiente para poder atender nosso grande número de clientes confiantes em nosso trabalho. Era o tempo da calculadora mecânica facit, do mimeógrafo (impressora de hoje), da máquina de escrever e do curso de datilografia, das placas de gelatina e da prensa do livro diário, das fichas razão, dos livros fiscais. O ESCRITÓRIO DO JÚLIO deu lugar a LEX EMPRESA CONTÁBIL (1984).
Em ... inauguramos as atuais instalações, mais amplas e confortáveis, para melhor atender nossos clientes e funcionários. Desta vez com a participação das filhas Juliane, Adriana e Fabrícia, juntamente com Jonas, colaboradores de um trabalho em curso e encarregados de continuar contando a história de sucesso juntamente com os netos que estão se preparando para tal.
Não podemos deixar de reconhecer e incluir em nossa história de sucesso, os nossos colaboradores, neurônios pensantes e mãos trabalhadoras. Equipe preparada para atender a assessoria contábil rural, comercial e industrial e diversificadas áreas de parcerias, agregando enorme valores e facilitando o acesso e agilidade na prestação de serviços aos nossos clientes.
- O PRIMEIRO COMPUTADOR
Quando decidimos informatizar o escritório, foi um momento especial. Decidimos comprar o primeiro computador. Esta “máquina poderosa de 16 bits” foi comprada no Paraná e precisávamos montar a logística de transporte até Alta Floresta. Foi quando decidimos ir pessoalmente até o Paraná com um “carro top Corcel” para buscar o dito cujo. Levamos pouca bagagem porque precisávamos reservar espaço para a enorme máquina. O espaço foi muito bem preparado, com feltro, espuma e cobertor para bem proteger a preciosa carga.
Chegando em Alta Floresta, providenciamos com solenidade o descarregamento e instalação. Muitos clientes e amigos presenciaram o ato. Era o primeiro escritório contábil de Alta Floresta entrando na era digital. Instalado o equipamento, descobrimos que o computador não falava com a gente (não existia os programas Windows, Linux, que conectam o usuário com a máquina) A linguagem era de máquina. Novo problema trazendo nova necessidade, a necessidade de contratar um “operador de computador”, profissional na época muito importante e valorizado, que foi trazido de Foz do Iguaçu - PR.
- MINHA ESPOSA MARLENE
Minha história é também protagonizada diariamente por minha esposa Marlene que, no limite de suas possibilidades, cuidava das três crianças pequenas e da casa, onde acolhíamos diversos de nossos funcionários. Não bastasse isso, cuidava da limpeza e arrumação do escritório e ainda ajudava na administração financeira. A você, meu muito obrigado!
- E ALTA FLORESTA TAMBÉM CONTA SUA HISTÓRIA
Era o tempo do nada e da solidariedade. Não tínhamos correios, internet, whatsapp, TV, jornal, rádio. Não tínhamos GPS, energia elétrica, bancos. Não tínhamos prefeitura e outros órgãos públicos. As notícias iam e vinham por carta postadas/retiradas em Cuiabá. Tínhamos muitas. Muitas estradas ruins e de terra, até o Paraná.
A solidariedade, este importante ingrediente necessário em nossas vidas, era vivida na prática: conhecia-nos uns aos outros, víamos no outro seu dilema, chorávamos suas tristezas e celebrávamos suas alegrias e nos ajudávamos.
Apareceu também o tempo do temporal que assolou Alta Floresta, da Polícia Federal, da Guarda Nacional. Apareceu o tempo do IBAMA, da SEMA…
Apareceu o tempo de progresso. A entrada em funcionamento da Caldeira do Samec e do Linhão, nos trazendo energia elétrica. A implantação da agricultura sonhada por Ariosto da Riva, com cacau, guaraná e café, da indústria madeireira, do garimpo pujante e da pecuária e, agora, da agricultura mecanizada de grãos e da construção do complexo hidroelétrico Teles Pires, Juruena, Tapajós.
- LEX EMPRESA CONTÁBIL
Lex Empresa Contábil é uma sociedade civil familiar. A história LEX é igual a muitas boas histórias, com meta, objetivo e local de ação. Nossa meta é satisfazer as necessidades de serviços contábeis de nossos clientes. O Objetivo é fazer um serviço bem feito. O cenário é Alta Floresta. Viemos para fazer o ontem, continuar fazendo o presente e um futuro melhor.
Gostaria de agradecer a você que sempre acreditou em nossos serviços. Obrigado a você que nos perdoou por nossas falhas e esperamos ter respondido a elas com responsabilidade e dignidade.
E a você que conheceu nossa história por meio deste site, visite-nos. Temos o prazer em recebe-lo. Nosso endereço: Av. Ludovico da Riva Neto, 2620, ao lado da Igreja Matriz e próximo ao Banco do Brasil.